Com EP 'Session 2', o trio Os Garotin sinaliza coerência no segundo álbum
04/09/2025
(Foto: Reprodução) Cupertino (à esquerda), Leo Guima (ao centro) e Anchietx defendem faixas individuais no EP 'Os Garotin Session 2'
Maria Vitória / Divulgação
♫ OPINIÃO SOBRE DISCO
Título: Os Garotin Session 2
Artista: Os Garotin
Cotação: ★ ★ ★ ★
♬ Fazer sucesso no mundo da música é mais fácil do que mantê-lo. Não é raro que, no segundo disco, um cantor ou banda se desvirtue das intenções originais em nome de suposta estabilidade no mercado.
Sensação da música brasileira em 2024, o trio fluminense Os Garotin – uma das atrações da edição 2025 do festival paulistano The Town – parece por ora estar imune a esse vírus. Pelo menos esse é o sinal emitido pelo EP Os Garotin Session 2, no mundo desde as 20h de ontem, 3 de setembro, via Moodstock Music.
No disco, que apresenta cinco faixas formatadas com produção musical e arranjos de Julio Raposo, Leonardo Guimarães, Lucas Anchieta e Victor Cupertino apontam a coerência que deverá pautar o segundo álbum de estúdio do trio de black music à moda brasileira.
Das cinco músicas do EP, duas – Simples assim e Calor e arrepio – estarão no álbum previsto para 2026. São sintomaticamente as duas faixas assinadas e cantadas conjuntamente pelo trio.
Calor e arrepio é R&B contemporâneo e tropical, cuja letra fala em “rolé na Lapa”, o que remete ao universo poético e geográfico do maior sucesso do grupo, Nossa resenha (2024), gravado com Caetano Veloso e em alta rotação na trilha sonora da novela Vale tudo (2025).
Já Simples assim é soul brasileiro que descende da linhagem nobre de pioneiros como Cassiano (1943 – 2021). Há apuro nos vocais e no arranjo, pontuado pelos sopros de Filipe Moura (saxofone), Leonardo Ribeiro (trombone) e Luiz Alves (trompete).
Tal como o EP Os Garotin Session (2023), disco que há dois anos marcou a estreia do trio com duas músicas (Pouco a pouco e Queda livre) que seriam rebobinadas no primeiro álbum do grupo, Os Garotin de São Gonçalo (2024), Session 2 traz três faixas que reforçam as individualidades afins de cada integrante d’Os Garotin.
A música Maldade expõe a sensualidade entranhada na música e no canto de Anchietx. Coração de lata bate no suingue de Leo Guimarães em gravação pautada pelo groove. Já Força bruta é bela balada apaixonada de atmosfera íntima que escancara o romantismo de Cupertino. Um sopro solitário ajuda a ambientar a faixa em clima cool.
Longe de desagregar o trio, tais distinções entre cada integrante se afinam no todo que é o som azeitado d’Os Garotin. Talvez por isso mesmo a capa do EP Os Garotin Session 2 estampe imagem difusa na qual é impossível distinguir com clareza quem é quem.
Faz sentido, pois Os Garotin são três, mas também são um por todos. Essa união que não apaga e às vezes até reforça as individualidades é a força motriz do trio.
Capa do EP ‘Os Garotin Session 2’, do trio Os Garotin
Divulgação